Entre em contato (71) 3234-9100
Atendimento de Segunda a Sexta 08:00 - 18:00 Sábado 08:00 - 12:00
Notícias

Gasolina ou etanol: qual é a melhor opção?

Os carros flex são soberania no Brasil e a indecisão sobre abastecer com gasolina ou […]

1 de março de 2021

Os carros flex são soberania no Brasil e a indecisão sobre abastecer com gasolina ou etanol preocupa muitos motoristas. O valor do combustível e a qualidade são dois dos principais fatores considerados pelas pessoas na hora de escolher. Conhecer a composição, benefícios e desvantagens de cada combustível é uma boa forma de saber qual optar.

Aspecto termoquímico

A quantidade de calor gerado por cada combustível está diretamente ligada a como o mesmo performa no veículo. A composição química do combustível também é responsável pela quantidade de enxofre e gás carbônico na atmosfera.

A gasolina produz 1320 Kcal/mol e o etanol produz 326 Kcal/mol, ou seja, a gasolina produz mais energia, sendo um combustível mais eficiente. Por outro lado, o etanol é um combustível mais natural (produzido da cana-de-açúcar) e menos poluente.

Outro ponto a se considerar é a evaporação. A gasolina evapora aos poucos, enquanto o etanol evapora de vez. Isso quer dizer que se você é daqueles que só coloca combustível de pouco em pouco ou se seu carro fica muito no sol, etanol não é a melhor opção.

Devido ao aspecto químico, o etanol não é a melhor escolha em regiões frias, pois abaixo de 13º C ele perde a capacidade de combustão e pode causar transtornos.

Economia

Cada carro é diferente em relação ao consumo de combustível, assim como a forma de dirigir afeta diretamente o consumo. De forma geral, a autonomia do veículo é menor com etanol, já que sua eficiência é menor. Porém, o preço do etanol também é mais baixo do que o da gasolina.

É importante contabilizar quantos quilometros por litro o seu carro faz com cada um dos combustíveis e faça as contas de qual fica mais barato.

Potência

Com etanol, a potência do veículo aumenta, já que sua evaporação é mais rápida. Por isso, o etanol é uma boa escolha na hora de pegar estrada, desde que você não mantenha a rotação do motor tão alta, uma vez que as trocas frequentes de marchas ajuda na redução do consumo.

Motor

Como a gasolina é originária do petróleo, ela traz benefícios para o funcionamento do carro e durabilidade das peças. Por outro lado, o etanol é um combustível mais limpo, o que é bom para o motor. Ao mesmo tempo, é aconselhável que um motor que só rode com etanol tenha o óleo trocado com mais frequência.

Os combustíveis aditivados tem componentes que intensificam a qualidade e mesmo sendo mais caros, vale a pena investir neles algumas vezes para melhorar o funcionamento do motor.

Mais importante que o combustível usado, o que determinará uma maior vida para o motor é a manutenção preventiva, tipo de utilização e cuidados tomados.

Por fim, ambos os combustíveis possuem prós e contras, então o ideal mesmo é revezar e misturar os dois. Seja pelo preço ou para evitar imprevistos no futuro, a escolha consciente do combustível é fundamental para os donos de veículos.

Abrir chat
Preciso de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?