Uma nova modalidade de consumidores de carros surgiu nos últimos anos.
3 de março de 2020Atualmente, a locação de veículos a longo prazo tem ganhado novos consumidores, enquanto que a compra de automóveis novos, por pessoas físicas, tem diminuído, dando espaço também aos seminovos e usados, que têm sido comercializados pelas locadoras.
Um dos motivos desse impulsionamento é que a compra de veículos zero quilômetros tem sido feita, principalmente, pelas locadoras que adquirem os veículos diretamente das montadoras e com desconto. Desse modo, em 2019, as vendas de carros para empresas foram quase metade do total no ano.
A mudança no comportamento dos que hoje preferem alugar do que comprar, tem relação com os aplicativos de transporte, como o Uber, que fizeram muitas pessoas alugarem veículos para trabalhar. Mas também tem relação com a falta de interesse dos jovens em adquirir um bem que traz custos altos a longo prazo e ainda ocupa tempo com manutenção.
Além disso, em muitos casos, a depender do carro escolhido, da forma de pagamento e financiamento, a locação de veículos pode sair mais em conta a longo prazo, por causa da depreciação provocada pelo tempo e uso do automóvel.